quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os pratos que marcaram época

Impossível esquecer o cheirinho dos almoços de domingo na casa da avó, não é mesmo? Se você também sente saudades das receitas culinárias que marcaram época e memória, irá deliciar-se com a edição especial, que traz saborosos pratos das décadas de 70 e 80.
Anos 70
Cuba Libre
Cuba Libre
Ingredientes
1 dose de rum
1 copo de refrigerante sabor cola
1/2 limão em rodelas
Pedras de gelo
Modo de preparo
Misture tudo em um copo de long drink, sem bater.
 
Gelatina.
 
Gelatina mosaico (gelatina psicodélica)
Ingredientes
5 pacotes de gelatina de cores e sabores diferentes (uva, morango, tutti frutti, abacaxi)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo:
Prepare as gelatinas separadamente, diluindo cada uma delas em uma xícara (chá) de água fervente. Coloque em formas retangulares ou quadradas. Deixe esfriar e leve à geladeira, até que fiquem bem consistentes.
Retire da geladeira e corte em cubos. Junte cinco colheres de água fria à gelatina sem sabor e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a gelatina sem sabor diluída até obter uma mistura homogênea.
Despeje os cubos reservados de gelatina em taças individuais, coloque sobre eles a mistura de leite condensado e leve à geladeira até ficar bem consistente.
 
Coquetel de Camarão
 
Coquetel de camarão
Ingredientes
750g de camarões limpos (deixe alguns com a ponta do rabo preservada para a decoração)
2 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (chá) de molho inglês
1/4 de xícara de conhaque
1 maço de alface-americana finamente picada
Páprica
Pimenta do reino
Sal
Modo de preparo
Leve ao fogo uma panela com água e sal. Assim que ferver, coloque os camarões por 1 minuto. Escorra a água e jogue água fria nos camarões para cessar a cocção. Os camarões devem ficar firmes e rosados. Pique-os (menos aqueles com rabo) e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Em uma tigela, junte os camarões, a maionese, o creme de leite, o ketchup, o molho inglês, a páprica e o conhaque. Misture bem e acrescente o sal. Coloque um pouco de alface no fundo de seis taças ou copos, acrescente o creme de camarões e decore com dois camarões. Sirva em seguida.
 
Anos 80
 
Empada
Empada de palmito
Ingredientes para a massa
1 kg de farinha de trigo
1 lata de guaraná
500 g de gordura vegetal
Ingredientes para o recheio
500 g ou 2 vidros de palmito em conserva
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 tomates
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo (americano) de leite
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 gemas
1/2 xícara (chá) de salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo da massa:
Em uma tigela, junte todos os ingredientes e misture muito bem com as mãos. Aos poucos, o calor da sua mão fará a gordura e a manteiga derreterem. Misture bem até obter uma massa homogênea. Divida a massa em duas porções. Com as mãos, espalhe uma das porções de massa, cobrindo o fundo e toda a lateral de uma forma. Para fazer a "tampa" da torta, coloque a outra parte da massa sobre um pedaço grande de filme. Com as mãos, vá pressionando a massa com cuidado, abrindo em formato de disco (do tamanho da forma). Reserve esse disco de massa.
Modo de preparo do recheio:
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Pique o palmito em rodelas não muito finas. Com uma faca, corte o tomate ao meio e retire as sementes. Corte cada metade em tiras finas.
As tiras devem ser cortadas em quadrados pequenos. Dissolva a farinha de trigo no leite, com cuidado para não empelotar. Numa panela, leve o azeite ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho e misture. Deixe refogar por 4 minutos. Acrescente o tomate na panela e misture.
Junte o palmito e refogue por 5 minutos. Adicione o leite com a farinha diluída na panela e misture muito bem. Tempere com sal, noz-moscada e salsinha. Quando engrossar, desligue o fogo. Distribua o recheio dentro da forma forrada com a massa e espalhe bem com o auxílio das costas de uma colher.
Em seguida, coloque o disco de massa reservado sobre a torta. Pegue o disco com o filme por baixo, para evitar que a massa se quebre. Retire o filme de cima da massa e aperte bem as bordas para baixo. Em uma tigelinha, bata as gemas com um garfo. Pincele a superfície da torta com as gemas batidas.
Leve a torta ao forno para assar por 40 minutos ou até ela ficar bem dourada. Você pode optar por empadinhas individuais, que devem ser assadas por 15 minutos.
 
Estrogonofe
 
Estrogonofe de carne
Ingredientes
600 g de filé mignon em tirinhas
1 tablete de caldo de carne
1 cebola grande
1 alho
250 g de palmito picado
1 tomate cortado em cubos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
250 ml de creme de leite
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Em uma panela grande, leve ao fogo alto uma colher de sopa de azeite. Quando estiver bem quente, junte a metade da carne e mexa bem para dourar e selar as tiras de mignon. (Se colocar toda a carne de uma vez, ela esfria a panela, solta um líquido e acaba ficando dura).
Retire a carne da panela e repita o procedimento com a outra metade, regando com mais azeite. Quando estiver dourada, transfira a carne da panela para o recipiente com a primeira metade. Volte a panela ao fogo médio, sem lavar (esse queimadinho é que dá o sabor da receita), regue mais um pouco de azeite e refogue a cebola até murchar.
Junte o alho e misture por mais um minuto. Coloque o tablete de carne dissolvido em uma colher (sopa) de água. Junte o palmito à panela e refogue até que fique macio.
Coloque a carne selada à panela e misture bem. Na sequência, coloque todos os outros ingredientes e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouquinho, por cerca de 5 minutos. Finalize com o creme de leite. Desligue o fogo e sirva imediatamente com arroz branco e batata palha.
 
Creme papaia
 
Creme de papaia com  cassis
Ingredientes
Polpa de 1 mamão papaia
3 bolas de sorvete de creme
Licor de cassis a gosto
Modo de preparo
Bata no liquidificador o mamão papaia e o sorvete por 2 minutos ou até que vire um creme. Coloque em uma taça, regue com o cassis e sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics